Dicas

DICAS, INFORMAÇÕES E CUIDADOS COM A SUA JOIA 

 

VOCÊ SABE PORQUE SE CHAMA PRATA DE LEI?

A Prata de Lei recebe essa nomenclatura devido a uma lei portuguesa do século XV que previa que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza em sua constituição final. Essa Lei surgiu com o intuito de prevenir uma mistura com materiais menos nobres, diminuindo seu valor. A Prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de Prata pura mais 7,5% de outros metais, como o Cobre ou o Latão. Já a Prata 950 possui 95% de Prata pura e 5% de outros metais. Tanto a Prata 925 quanto a 950 são ideais para a fabricação de joias como as que a Mystic Moon disponibiliza para vocês. Esse metal apresenta alto brilho, ótimo grau de dureza e é um ótimo investimento.

Quem ama joias e moda sabe que a prata é um metal incrível, que funciona bem com diversos looks e estilos. Esse coringa é uma ótima opção para quem gosta de manter beleza e sofisticação, mas sua conservação exige cuidados especiais, portanto, separamos algumas dicas sobre cuidados com a prata. 

As joias podem sofrer processo natural de oxidação, que é o escurecimento ou embaçamento da superfície da peça, isso se dá devido a um único motivo, o ENXOFRE. O enxofre está presente no nosso dia a dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição. Este elemento em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, que possui uma coloração escura. 

O suor também auxilia no escurecimento da prata, composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos, o suor ajuda a joia a se misturar com o gás enxofre, formando a camada escura sobre a peça. 

Algumas peças são produzidas com resina, ou seja, se houver contato com o sol, shamppoo, água do mar, piscina, etc. Poderão infiltrar entre o metal e a resina, fazendo com que a mesma possa gretar (craquelar), amarelar, consequentemente danificando e modificando a forma original da peça. 

Armazene sua joia limpa e seca, fora do contato direto com luzes (principalmente solar), em um local de temperatura ambiente, de preferência que não entre em contato e atrito com outros metais, pois isso também acelera o processo de oxidação. 

LIMPE DEPOIS DE USAR

Como o próprio suor do corpo e outros produtos que estão na pele podem alterar as características originais da prata, o ideal é limpar sua joia sempre que usá-la, antes de guardar. A limpeza após o uso pode ser feita com a flanela mágica (disponível para venda no nosso site), de forma gentil e cuidadosa para manter sua joia sempre linda e brilhante. 

GUARDE CORRETAMENTE 

Use, limpe a joia e guarde com carinho. O lugar em que você guarda também é muito importante. Ambientes fechados e úmidos são um prato cheio para escurecer e manchar peças de prata. Por isso, não as guarde em gavetas caixinhas de veludo ou de metal sem proteção. O ideal é guardá-las separadamente em caixinhas ou em saquinhos de papel ou plástico. Nossos clientes recebem junto a sua compra um porta-joias exclusivo da Mystic Moon, são ideais para guardar e proteger a sua joia. Lembrem de sempre colocá-las em saquinhos separados antes de guardar. 

EVITE ENTRAR NO MAR USANDO SUAS JOIAS EM PRATA 

O sal em excesso acelera o processo de oxidação e deixa suas joias com manchas e escuras, principalmente as peças mais brancas. Além de prejudicar o banho das peças (banho indiano, ródio, etc). 

USE O PRODUTO CORRETO PARA LIMPAR 

O MONZI (disponível para venda no nosso site) é o produto mais indicado para a limpeza periódica e é capaz de tirar oxidações profundas desses metais. Mergulhe a peça por 15 segundos em um recipiente com o líquido, retire, (retorne o produto a embalagem original, pois ele é REUTILIZÁVEL) lave bem com uma escova e detergente neutro (de forma suave) e seque. Esse produto só pode ser usado em peças lisas, então nada de fazer o mesmo com pedras e peças envelhecidas pois pode danificá-las. Há ainda opções caseiras para polir a prata, como pasta de dente ou fazer uma pasta de água quente e bicarbonato de sódio. 

Agora que você já está muito bem informadx, que tal aproveitar para adquirir novas joias em Prata de Lei com a garantia vitalícia da Mystic Moon? 

CUIDE BEM DA SUA JOIA!